segunda-feira, 5 de abril de 2010

Nas ruas de Porto Alegre


Embora quisesse fazer deste, um diário de viagem, o que aconteceu neste período foi tão intenso e prazeroso, que eu só tinha tempo de ser feliz, e assim eu fiz. Também desejara escrever no calor do momento, não perdendo assim nenhum detalhe, nenhuma nuance ou mesmo os óbvios cotidianos que nos rondam... Não me foi possível. Então tentarei lhes passar minhas impressões ainda tão vivas e intactas em mim.

Cheguei a Porto Alegre em final de tarde quente e cinza, um cinza que também me vazia falta, pois ele esteve presente em quase toda minha existência, uma cinzenta tarde que não tirava o encantamento da cidade, com seu verde contrastante e seu casario. Mas minha grande impressão dessa etapa da viagem foi dirigir pela minha cidade, ter outros olhos para o meu cotidiano de pedestre e carona. Suasn largas avenidas arborarizadas, trânsito caótico e ordenado de uma grande cidade. É uma delícia dirigir por Porto Alegre, irritante é se perder nela, mas como toda perdição, por vezes nos absolve quando não nos condena.

Combinei uma noitada com Betina, amiga pra todas as indiadas, iriamos a um aniversário e depois cair na night. Resolvemos dar uma volta por Porto Alegre, começando pela boemia Cidade Baixa, que por muitos anos foi o palco onde brilhei e cresci de fato, o charme dos bares da Lima e Silva, os alternativos da Zé do Patrocínio e a muvuca que se transformara a João Alfredo, onde parecia que estávamos em pleno carnaval fora de época. Resolvemos estacionar e percorrer a pé por aquela multidão que tomava as ruas. Sem entender direito que festa era aquela, entramos no primeiro bar que achamos um pouco menos lotado para tomar uma ceva e colocar o papo em dia. Mas o cansaço da viagem, aliado as expectativas do próximo dia, fez com que nossa noite não se estendesse como de praxe. Dirigimos mais um pouco por Porto e nos despedimos felizes por mais um feliz encontro.


Há muito tempo que ando
Nas ruas de um porto não muito alegre
E que, no entanto me traz encantos

 


Nenhum comentário: