segunda-feira, 20 de julho de 2009

O óbvio que nem sempre é óbvio!


Dia 20 de Julho - "Dia do Amigo". Minha mãe me contou que este dia foi instituído em função da celebração da chegada do homem a Lua. Fiquei intrigada a respeito:

- “O que uma coisa tem a ver com a outra?"

Será porque nossos amigos tendem a ser lunáticos, ou "de lua", um dia estão Cheios de amor e bom humor e em outros Minguantes de carinho,de paciência e de compreensão? ...

Tenho pensado muito no tema amizade, visto que, com esse giro de 180º na minha vida, minhas expectativas de amizade acompanharam o ritmo dessa mudança.

É óbvio que um amigo tem que ser leal, sincero, companheiro, ombro amigo. Por vezes precisa ser contestador, duro e não permitir que tomemos o rumo errado, que nos abra os olhos aos nossos próprios erros e que saiba dizer Não e Sim para as questões cotidianas.

Nunca havia sofrido por amizade até pouco tempo atrás, pois nunca haviam me cobrado exclusividade ou parcialidade. Agora, as relações pecam pela intolerância, pelos ciúmes não cabidos, que ao invés de unir... Separam.

Amigos são mais do que necessários na nossa vida, imprescindíveis, diria até... Mas como abalizar uma amizade que constrange, inibe ou subtrai.

Questionado por uma amiga sobre de que lado eu estava, tentei em vão explicar que amizade não tem partido, é dada sem maiores questionamentos e se desenvolve nas afinidades. Recebi como resposta: "Você está em cima do muro!"

Nesse assunto o óbvio nem sempre é óbvio, pois assim como o amor, a amizade baseia-se em carências e necessidades não tão claras a todos os envolvidos.

Não seria o bastante amar seu amigo, cuidar dele como se fosse uma plantinha delicada que necessita de rega, poda, sol e palavras de carinho. Porque magoamos e somos magoados por silêncios, indiferenças, má interpretação de atos e palavras?

Assim como no amor devíamos saber domar nossas expectativas e, viver simplesmente a realidade e as possibilidades de cada um, suas limitações, seus enganos. Saber proteger e amar sem restrições.

É... Aqui o óbvio não acontece, temos que lidar com pessoas e anseios. Mas não seria isso o grande e maravilhoso encanto da vida?

Aos meus amigos "lunáticos", "de lua", "de sol", "de festa", de caminhada...

o meu amor para sempre!!!!

Sintam-se beijados... Abraçados... Acariciados!

Termino com um poeminha do meu poeta preferido, Mário Quintana

A DISCRIÇÃO

Não te abras com teu amigo

Que ele um outro amigo tem.

E o amigo do teu amigo

Possui amigos também...

Nenhum comentário: